Testes funcionais em fisioterapia: base para uma reabilitação segura e eficaz
- Clínica Empar
- há 12 minutos
- 2 min de leitura

Antes de iniciar qualquer tratamento ou programa de reabilitação, é fundamental entender como o corpo está funcionando.Os testes funcionais realizados pela fisioterapia são ferramentas essenciais para avaliar a capacidade física, respiratória e muscular, garantindo que o plano de exercício seja seguro e adaptado à realidade de cada paciente.
O que são os testes funcionais.
Testes funcionais são instrumentos de avaliação que medem a capacidade do indivíduo de realizar atividades físicas relacionadas às atividades de vida diária, integrando os sistemas cardiovascular, respiratório, muscular e neurológico.
Eles avaliam o desempenho funcional real, diferente de exames laboratoriais ou de imagem, e ajudam a entender como o paciente tolera o esforço físico e como prescrever o exercício de forma individualizada a partir da capacidade física de cada pessoa.
Principais testes utilizados.
Alguns dos principais testes utilizados incluem: Teste Sentar-e-Levantar (Sit-to-Stand), Teste do Degrau e Timed Up and Go (TUG).
Importância dos testes na reabilitação cardiopulmonar.
Na reabilitação cardiopulmonar, os testes funcionais são fundamentais para garantir segurança, eficácia e individualização do tratamento. Eles orientam desde a avaliação inicial até a alta do programa. Os dados dos testes funcionais podem ajudar o seu fisioterapeuta a determinar, por exemplo, as quantidades de repetições do seu exercício de força ou mesmo a velocidade da sua caminhada no exercício aeróbico, favorecendo uma prescrição personalizada e alcançável para cada paciente.
Como os testes garantem segurança.
Durante a aplicação dos testes funcionais o paciente é monitorizado com vários parâmetros fisiológicos, como: Frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), saturação periférica de oxigênio (SpO₂) e sintomas (dispneia, dor torácica, tontura, fadiga), dessa forma, conseguimos identificar quando há respostas anormais e de risco ao esforço. A partir disso, podemos determinar até que carga de esforço é seguro e a partir de qual carga o exercício pode se tornar arriscado, e assim conseguimos determinar com precisão a carga de treino segura para cada paciente.
- Resultados e benefícios:
Na reabilitação cardiopulmonar, a aplicação sistemática dos testes funcionais gera resultados clínicos objetivos e traz benefícios tanto para o paciente quanto para o profissional e a equipe de saúde. Pois os testes fornecem dados objetivos de capacidade funcional, identifica as limitações predominantes, permite um estratificação funcional e prognóstica, permitindo monitoramento da evolução clínica e uma prescrição de exercício individualizada, segura e eficaz.
Conclusão: Os testes funcionais são o primeiro passo para uma reabilitação segura e eficaz. Avaliar o corpo com precisão é o caminho mais seguro para recuperar a saúde e o bem-estar.
Agende uma avaliação na EMPAR e conheça os testes funcionais que orientam o melhor plano de reabilitação para você.
Por Carol Schon - Fisioterapeuta, PhD. Reabilitação Cardiovascular | CREFITO 213068



Comentários